A história das sacas de juta em exposição em Santos (SP)

cafe2

Está de férias no litoral paulista e quer aproveitar para curtir passeios culturais com toda a família?
Então anote nossa dica de hoje: O Museu do Café, localizado na cidade de Santos (SP), realiza a exposição Trama: a indústria da sacaria em homenagem ao método de armazenamento e transporte do do café.

A mostra retrata a histórica relação entre a juta (matéria-prima das sacas) com o café no Brasil e no mundo, do século XVIII até os dias atuais. É possível compreender o início da comercialização em grande escala e industrialização, formando núcleos de tecelagem nas cidades de Dundee (Escócia) e Calcutá (Índia). Também é explicado como se deu o surgimento das indústrias de juta no Brasil e o início da plantação na região amazônica.

O visitante ainda conhece o processo de produção e industrialização que transforma as fibras das plantas de juta e malva em fios e depois em sacaria. São apresentadas amostras de jutas em diferentes etapas de processamento. No terceiro e último módulo da exposição, o público conhece o mercado da sacaria de juta após a introdução das fibras sintéticas e transformações na logística, ressaltando também a importância do conceito de sustentabilidade.

Algumas informações importantes se você deseja visitar a exposição:

Trama: a indústria da sacaria

Local: Museu do Café

Endereço: Rua XV de Novembro, 95 – Centro Histórico, Santos (SP)

Expediente: Até 04 de abril de 2016

Entrada gratuita

Para saber mais, entre em contato pelo site do Museu do Café ou pelo telefone (13) 3213-1750.

Fonte: Mexido de Ideias

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.