Bistrô francês cobra menos de clientes que pedem ‘por favor’

menu-do-Petite-Syrah

Um restaurante na Riviera Francesa decidiu premiar os clientes mais “educados” com descontos no café.

Quem pedir um café dizendo “olá” e “por favor” paga menos no Petite Syrah, bistrô em Nice, na Cote d’Azur (sul da França).

O menu na porta do estabelecimento diz que “um café” custa 7 euros (cerca de R$ 22); mas um “bom dia, um café por favor” custa apenas 1,40 euros (R$ 4,50).

A foto do menu foi tuitada por um jornalista local, e a história se tornou viral na internet. Milhares de pessoas curtiram no Facebook a imagem, reproduzida por diversos jornais locais.
Brincadeira

Fabrice Pepino, dono do Petite Syrah, diz que a oferta começou como uma brincadeira, mas tem deixado os clientes mais sorridentes.

“Começou como uma piada, porque na hora do almoço as pessoas chegavam muito estressadas e às vezes eram mal-educadas ao pedirem um café”, disse Pepino ao site anglo-francês The Local.

“Foi a nossa forma de dizer ‘fique calmo’. Sei que as pessoas costumam dizer que o atendimento francês é rude, mas também é verdade que clientes são rudes quando estão apressados.”

Pepino contou à BBC Brasil que, apesar da publicidade, seu restaurante mudou pouco desde a iniciativa.

“Continuamos sendo um restaurante pequeno, para 18 pessoas, e queremos oferecer uma comida boa. Mas a iniciativa funcionou – está fazendo as pessoas sorrirem. Acho que é uma boa mensagem nesta época de Natal.”

Um efeito colateral é que muita gente tenta obter descontos ainda maiores no café pedindo-o com mais palavras educadas. “Alguns vêm dizendo ‘olá, bom dia, um café, por favor, sua majestade’. Mas não vou dar o café de graça.”

 

Fonte: BBCBrasil.

Confira nossas máquinas do Ponto dos Cafés e opte por praticidade e qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.