Cappuccino ou Mocaccino: Qual o seu preferido?

Que o universo do café é muito extenso, nós já sabemos. Em meio a tantas opções, tantas peculiaridades e nomes, fica difícil saber qual a diferença entre toda essa gama de sabores que as máquinas de café e cafeterias oferecem aos apreciadores de café e suas variações. 

Dois exemplos são o cappuccino e o mocaccino, bebidas originárias da Itália que se tornaram adoradas em todo o mundo, principalmente no Brasil. O que não é novidade, afinal, a bebida que não pode faltar no dia a dia do brasileiro é o café.

Mas você sabe diferenciar o cappuccino do mocaccino e o que muda realmente de um preparo para o outro?  

Se a sua resposta foi não, continue lendo para entender como é feita cada bebida e a sua história. 

Ah, se você já sabe o que muda de uma bebida para a outra, fique até o final para conferir dicas de acompanhamentos para cada uma.

Seja bem-vindo ao nosso blog e boa leitura!

Origem do Cappuccino

Em italiano, “cappuccio” significa capuz,  o seu diminutivo seria o equivalente a pequeno capuz, ou “cappuccino”. 

A bebida foi batizada dessa forma em virtude do capuz dos hábitos usados pelos monges no século XVI (dezesseis), em especial do monge guerreiro Marco D’Aviano.

Segundo a lenda, em 1683 houve uma tentativa de invasão em Viena, na Itália. O exército Islâmico ficou encurralado e recuou, deixando várias sacas de café. 

Esse foi o estopim para que essa bebida, apelidada carinhosamente de cappuccino, fosse criada e difundida em todo o mundo. 

Como esperado, o café turco aparentava ser muito amargo, fazendo com que os vienenses adicionassem mel e leite. A receita foi batizada então como homenagem ao monge guerreiro que participou da contenção do exército Islâmico.

Como é feito o preparo do Cappuccino?

Embora haja variações, o cappuccino tradicional é dividido em três porções exatamente iguais de café expresso, leite e leite vaporizado. 

Além disso, é frequente a utilização de canela, chantilly ou raspas de chocolate para dar um toque especial à bebida. 

Na maioria das máquinas de café automáticas do Brasil, a seleção do cappuccino é configurada em 3 partes com volume bem próximo, uma de café, uma de leite e uma de chocolate.

Para quem segue dietas restritas, já existe a opção de misturas com baixo teor de açúcar como o Cappuccino Zero da Inverno D’Itália. 

Nós provamos e realmente é uma delícia! Mais uma ótima opção para consumo próprio ou servir aos clientes que não podem ou não desejam consumir açúcar ou pretendem manter a boa forma.

Melhores acompanhamentos para Cappuccino

O cappuccino é uma bebida muito conhecida pelo sabor adocicado, perfeito para dias mais frios de inverno. 

Sabendo disso, separamos algumas opções de acompanhamentos para cappuccino que vão deixar você com água na boca. 

Confira!

Opção 1: Pão de queijo 

O pão de queijo é uma opção que vai muito bem com uma xícara de café. No caso do cappuccino então, nem se fala! 

Por ser um acompanhamento salgado e super leve, o pão de queijo contrasta com o doce da bebida e torna o coffee break ainda mais gostoso.

Opção 2: Bolo de cenoura

Ao contrário da opção anterior, o bolo de cenoura é um acompanhamento perfeito para os amantes de doce, ainda mais se ele vier com cobertura de chocolate.

A cremosidade do cappuccino combina com a textura fofinha do bolo de cenoura, e proporciona uma enorme satisfação ao paladar.

Opção 3: Risoles de frango

O risole é um salgado amado por muitas pessoas, e, além de ser uma ótima opção de lanche da tarde, ele é o acompanhamento perfeito para o cappuccino. 

Mesclar o doce e o salgado no coffee break fica uma delícia. Se você for vegetariano, uma dica é experimentar o de palmito e queijo.

Origem do Mocaccino

Não se sabe exatamente em que ano o mocaccino surgiu, entretanto, a bebida foi criada ainda no século XV (quinze) na cidade de Mocha, localizada no Iêmen.Na época, a cidade ficou bastante conhecida pela exportação de café e pelos grãos chamados de moca, que continham notas adocicadas. 

Com o passar do tempo, a bebida foi modificada de acordo com cada lugar do mundo, sendo amada pelo sabor doce e sofisticado.

Como é feito o preparo do Mocaccino? 

Ainda que o aspecto do mocaccino possa ser semelhante ao do cappuccino, a verdade é que há uma diferença significativa entre as duas bebidas: o chocolate. 

Na base do copo, costuma ficar o chocolate líquido, ou a calda de chocolate, seguido do leite vaporizado e, por fim, o café expresso. 

Essa sequência faz com que o mocaccino tenha 3 camadas bem definidas de leite vaporizado, calda e expresso.

Em algumas máquinas brasileiras, o chocolate é predominante em relação ao café expresso. Apesar disso, o sabor permanece esplêndido.

Melhores acompanhamentos para Mocaccino 

O mocaccino é a bebida perfeita para quem gosta de chocolate, sem contar no sabor leve do espresso e leite vaporizado. 

O seu sabor, ainda mais doce que o cappuccino, é ideal para fazer uma pausa no trabalho e chamar os colegas para o coffee break. 

Veja quais são as melhores opções de acompanhamentos para mocaccino a seguir!

Opção 1: Laranja cristalizada

Quem nunca pediu um expresso ou carioquinha em uma cafeteria e a bebida veio acompanhada de laranjas cristalizadas? 

Essa opção de snack é deliciosa, e o azedinho da laranja se complementa com o doce do mocaccino. 

Opção 2: Biscoito de maizena

Os biscoitos de maizena, também conhecidos como sequilhos, são leves e muito saborosos, sendo uma ótima opção de acompanhamento para o mocaccino. 

A crocância e o sabor do biscoito complementam o adocicado do mocaccino e não são enjoativos. Experimente essa dica e deixe nos comentários o que você achou!

Opção 3: Pão de batata 

Por fim, o pão de batata é uma opção salgada que acompanha muito bem o mocaccino, sendo um lanche nutritivo para o seu intervalo do trabalho ou até café da manhã.

Além de agradar a todos os gostos, o pão de batata pode ser feito sem leite e ovos, uma opção vegana e mais light do acompanhamento.

Agora que sabemos as diferenças, qual a sua preferida? 

Também deixe nos comentários qual o melhor acompanhamento para cada tipo de café. 

3 thoughts on “Cappuccino ou Mocaccino: Qual o seu preferido?

  1. Muito obrigado pela informação!!!
    Pelo seu tempo em postar essa nota e ajudar muitas pessoas que assim como eu adora um cafezinho! Inclusive aqueles da máquina
    Foi uma curiosidade bastante interessante, muitos não se importam mas quem aprecia um bom café sabe bem o gostinho especial da curiosidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.