Como armazenar o café em grãos corretamente

Para quem gosta de apreciar um bom café, nada melhor do que poder sentir seu aroma e sabor marcante e inconfundível, que combina com qualquer momento. O café em grãos tem sido cada vez mais procurado por amantes da bebida, por preservar suas características predominantes.

Diferente do café comprado em pó, o café em grãos costuma ser mais forte e encorpado pois demora mais para oxidar. A forma como o café é conservado é um dos fatores mais importantes na preservação das características do grão, pois interfere diretamente em seu frescor, e diz respeito a durabilidade do produto.

 

Separamos algumas dicas simples para armazenar o café em grãos e em pó corretamente, mantendo suas qualidades:

– Evite o contato do produto com o oxigênio: as embalagens de café são feitas para conservar as propriedades, desde que bem fechadas. Escolha um recipiente que seja fechado com tampa hermética, para que não seja possível a entrada de ar.

– Evite a exposição a luz: a luz, mesmo que artificial é uma das causas de oxidação do grão. O ideal é manter o recipiente do café em local escuro.

– Mantenha o produto longe do calor: o ideal é fazer a armazenagem longe de fontes de calor, como fogões, micro-ondas e etc. Coloque o recipiente em local fresco.

– O café é sensível a umidade: não guarde a embalagem ou recipiente em geladeiras ou freezers, pois a umidade oxida o grão, fazendo com que seu aroma diminua.

 

Dicas Extras 

O café ideal é sempre o café mais fresco. Antes de comprar, verifique a data da torra. Ela é que vai mostrar a qualidade do produto.

Além disso, ao comprar o café em grãos, prefira embalagens com válvula. Elas permitem que o café libere os gases provenientes da torrefação e mantenha todo o sabor e aroma.

Não é difícil garantir que o seu café fique bem conservado, e seguindo as nossas orientações, você terá sempre uma bebida com sabor e qualidade por mais tempo.

 

Quer saber mais sobre café? Acompanhe o nosso blog e curta a nossa página no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.