Como aumentar ticket médio e margem de lucro padarias?

Está procurando técnicas a fim de aumentar ticket médio da sua cafeteria ou padaria? Aprenda algumas ações práticas agora mesmo neste material que preparamos!

Manter um bom valor de ticket médio é imprescindível para manter a saúde financeira de estabelecimentos ligados ao ramo alimentício. Em uma padaria, cafeteria ou lancheria, isso é ainda mais importante.

Se você não está satisfeito com o valor do ticket médio do seu estabelecimento e quer encontrar formas de aumentá-lo, preparamos 4 ações práticas para adotar ainda hoje.

 

Defina primeiro sua margem de lucro

Antes de planejar estratégias para aumentar ticket médio, é fundamental saber quando se deseja lucrar a cada venda. Assim, é preciso que você tenha definida qual a margem de lucro exata.

Para determinar a margem de lucro, basta dividir o lucro pela receita total, multiplicando o resultado por 100. Para exemplificar, vamos considerar que uma empresa fature R$ 10 mil em um mês e teve custos de R$ 6 mil nesse mesmo período.

Lucro: R$ 10.000 – R$ 6.000 = R$ 4.000

Margem de lucro: R$ 4.000/R$ 10.000 = 0.40 x 100 = 40%

A margem de lucro, neste caso, foi de 40%. O ideal é que toda mercadoria tenha sua margem própria.

 

Como calcular ticket médio

Para descobrir o valor do ticket médio, a conta é a seguinte:

  1. Considere um período, que pode ser um dia, uma semana ou um mês;
  2. Depois, verifique quantos clientes foram atendidos e o valor registrado em venda;
  3. Divida esse valor pelos clientes
  4. O resultado final é o valor do ticket médio para o período avaliado.

 

Planejando o aumento do ticket

É importante você saber que não há uma fórmula mágica para aumentar o ticket médio. É precisa realizar tentativas, que vão variar entre acertos e aprendizados.

Mas, isso não quer dizer que você deve ignorar e sair tentando de qualquer jeito. Há ações que são mais eficazes que outras. Para isso, preparamos algumas ideias que vão te ajudar no processo.

 

Avalie a concorrência

Fazer o benchmarking, isto é, pesquisar o comportamento de empresas concorrentes é uma maneira bastante sensata de começar. Se alguém consegue atender mais clientes que você, é sinal de que ele tem algum diferencial.

Identifique quais os pontos mais fortes dos concorrentes, adapte-os para sua empresa de uma nova forma, e explore os pontos fracos. Assim, você se diferencia, e não apenas se iguala.

 

Precifique corretamente para melhorar seus resultados

Em alguns momentos, é preciso repensar e readequar seus preços, em vista do mercado. Leve em conta o preço dos concorrentes, a qualidade dos produtos deles e dos seus. E isso tem influência direta no ticket médio.

Definir preço de venda corretamente é um desafio para muitos empreendedores, principalmente àqueles que se baseiam apenas em seu feeling para tomar decisões. É claro que isso não é proibido, mas o ideal é chegar a valores que considerem o custo de produção e uma avaliação criteriosa do mercado.

 

Mantenha seus clientes

Aqui, vale a máxima: “é muito mais difícil manter um cliente fiel do que conquistar novos”. Isso porque clientes já conquistados, em maioria, tornam-se mais exigentes, uma vez que sabem o que esperar do seu estabelecimento.

Por outro lado, as ações que visam aumentar o ticket médio têm maiores efeitos para clientes antigos, pois estes já conhecem seus produtos ou serviços. O que muda é a forma como você oferecerá para ele. Nestes casos, é assertivo oferecer vantagens, até como reconhecimento da sua fidelidade.

 

Programa de recompensas para aumentar o ticket médio

A essência de um programa de fidelidade é o aumento do ticket médio. É muito mais fácil estimular que seus clientes comprem mais, em troca de recompensas. Para isso, você pode definir faixas de preço.

Por exemplo: seu ticket médio é de R$ 6,50. Você pode estabelecer que, compras acima de R$ 8,50 geram 1 cupom. A cada 10 cupons, ele pode trocar por uma bebida-quente da sua escolha.

 

Monte combos de produtos

Aqui, você complementa a ação anterior. Crie combinações de produtos, com preço um pouquinho mais baixo e acima do valor que gera o cupom. É muito mais fácil que o consumidor se sinta interessado em comprar.

Nesta lista, você ainda pode incluir produtos que tenha baixa saída no seu estabelecimento ou que têm maior margem de lucro. É preciso tomar cuidado, porém, para manter os combos atrativos.

 

Invista em marketing digital

Se você procura algum local para comer, ou produto qualquer, na internet, onde você busca? Em quase todos os casos, no Google. Investir em Marketing Digital é uma ótima forma de estar presente no momento de decisão de compra do consumidor. Se você for encontrado por mais pessoas, é natural que suas vendas também aumentem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *