Como o café ajuda na prevenção do câncer

Você, mulher que gosta de café, aproveite a boa notícia: beber café pode prevenir doenças como o câncer, incluindo o de mama.

Além de fazer parte de uma tradição, o café vem ganhando muito espaço dentro das opções de gastronomia saudável. Segundo estudos, a bebida ajuda a controlar doenças neurológicas, como o Alzheimer e o Parkinson e ainda há indícios de que ajudam na prevenção de avc, doenças cardíacas e depressão. Dentre as suas características mais benéficas estão:

  • Café emagrece:

    com poucas calorias, é uma excelente bebida pra quem quer manter uma vida saudável (quando consumido sem açúcar), além de liberar ácidos graxos que colaboram na queima de gordura;

  • Rico em antioxidantes:

    ajuda a fortalecer o sistema imunológico e retarda o envelhecimento;

  • Melhora o humor:

    ajuda a aliviar o estresse por ser rico em cafeína;

  • Previne a prisão de ventre:

    a cafeína facilita os movimentos intestinais.

 

Análises desenvolvidas pela OMS indicam ainda que 3 xícaras de café por dia ajudam a reduzir a absorção de substâncias causadoras de canceres, principalmente de mama, pele, próstata e cólon.

No caso de prevenção contra câncer de mama, o efeito do café está principalmente relacionado aos estrogênios, principais hormônios sexuais femininos. Determinadas substâncias dos hormônios são consideradas cancerígenas e alguns componentes do café tem capacidade de alterar esse metabolismo, dando à mulher uma melhor configuração dos estrogênios.

 

O Outubro Rosa

Uma das campanhas mais elaboradas na busca pela prevenção do câncer de mama é o Outubro Rosa. Criado em 1997 nos Estados Unidos, o movimento foi ganhando o mundo com o objetivo de alertar para a importância dos exames preventivos, como a mamografia e até o autoexame, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres de todo mundo, mas tem até 95% de chances de ser controlado quando descoberto precocemente. Previna-se!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *