Conheça o filtro para purificar a água produzido com borra de café

O sabor e aroma de um delicioso café é ideal para nos despertar logo de manhã. Devido ser uma bebida tão apreciada, há o descarte diário de borra de café pelo mundo, pensando nisso, cientistas encontraram uma maneira inovadora de reduzir esse desperdício e ajudar o planeta de forma simples . Confira:

Cientistas do Instituto Italiano de Tecnologia (IIT) combinaram a borra de café com açúcar e silicone para criar um filtro esponjoso que absorve metais pesados da água como o chumbo e mercúrio. O estudo tem o intuito de diminuir o desperdício que geramos desse resíduo de uma forma eficaz.

O filtro produzido com borra de café remove íons de metais pesados da água contaminada.

O experimento feito em água parada com uma pequena peça de 200 miligramas de espuma mergulhada por 30 horas removeu 99% das substâncias nocivas.

Ele também foi realizado em água corrente com resultado inferior, sendo cerca de 50 a 60 cento dos íons de chumbo removidos.

Além dos materiais já utilizados, os cientistas estão realizando testes com outros elementos agrícolas, industriais e alimentares que podem possuir propriedades químicas para auxiliariam na filtração de outros produtos químicos.

Com esse estudo podemos ver uma forma viável de reduzir desperdícios e ainda reutilizar a borra de café que seria descartada de uma forma eficiente.

Ao unir a borra de café a uma espuma que realiza a filtração de materiais químicos da água contaminada, se cria uma forma inovadora para ajudar o planeta. Embora seja um experimento muito significativo, ainda deve haver aperfeiçoamentos para que todos possam utilizá-lo de forma prática e em seu cotidiano.

 

One thought on “Conheça o filtro para purificar a água produzido com borra de café

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *