Descalcificação de máquinas de café, como resolver

Veja como fazer a descalcificação de máquinas de café de pequeno porte

Sua máquina de café doméstica está com um símbolo estranho no visor, pedindo descalcificação? Inicialmente, isso pode causar alguma estranheza, mas você não precisa se preocupar. Trata-se apenas de uma manutenção rotineira da máquina, que, inclusive, pode ser evitada.

A calcificação da máquina está relacionada ao pH (nível de acidez) da água que você usa para produzir as bebidas. Depois de um número de doses ou litros de bebidas servidas, que é pré-determinado pelo software de cada máquina, ela pede que seja realizado o processo de descalcificação.

O problema ocorre pelo acúmulo de calcário, um depósito de carbonato de cálcio, formado por uma reação química durante o aquecimento da água. Sendo assim, a descalcificação consiste em retirar resíduos sólidos de cálcio (calcário) provenientes da água, retidos nas caldeiras da máquina de café.

Entretanto, a calcificação só acontece quando a água utilizada para produzir as bebidas é alcalina, com pH superior a 7. Nas principais cidades atendidas pelo Ponto dos Cafés (Porto Alegre e Caxias do Sul), a água fornecida pelas companhias públicas é mais ácida (pH abaixo de 7). Nesses casos, a própria passagem do líquido durante o funcionamento normal da máquina estará fazendo a descalcificação.

Caso você utilize água mineral, consulte o rótulo da embalagem e veja qual é o pH da água. Já quando a água é de alguma fonte, verifique o pH utilizando uma Fita Medidora de pH, que pode ser comprada em lojas de piscina e aquários. A descalcificação evita danos à máquina e à qualidade do produto.

Resumidamente, se você utiliza água da rede pública de distribuição ou filtrada, com pH abaixo de 7, esse procedimento não será necessário, pois, como já foi dito, a máquina solicitará essa manutenção em períodos pré-determinados.

Se o seu caso requer descalcificação, confira como fazê-la a seguir.

 Como fazer a descalcificação da máquina de café

  • Despeje 500ml de água no reservatório;
  • Dissolva 2 colheres de ácido cítrico (pode ser encontrado facilmente em farmácias de manipulação, lojas para laboratório, ou suco de limão);
  • Desencaixe o porta-filtro e coloque um recipiente embaixo da máquina para aparar a água;
  • Ligue a máquina até que o indicador de temperatura para café esteja OK e aperte o botão para ligar;
  • Extraia metade da solução neste processo;
  • Desligue a máquina;
  • Deixe a solução agir por 15 a 20 minutos;
  • Ligue novamente e extraia o restante da solução;
  • Para enxaguar, encha o reservatório com água limpa e extraia água até o mesmo ficar totalmente vazio por 2 vezes.

Dicas para evitar a calcificação

Mesmo que esteja usando água direto da torneira ou filtrada, é importante realizar o processo anualmente ou a cada 1.000 bebidas servidas. Essa limpeza garante que a máquina não apresente problemas, como a perda de temperatura da caldeira, resíduos e partículas sólidas no café, fluxo pequeno de água, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.