Fazenda Urbana de Café é destaque em Melbourne na Austrália

brewUrban Coffee Farm and Brew Bar traz um cafezal para o interior de um distrito comercial, intrigando e surpreendendo seus visitantes, uma paisagem inesperada em meio a um cenário urbano de Melbourne.

Aproximadamente 120 pés de café transformaram a “Red Stairs”, um anfiteatro público nas margens do rio Yarra, em Melbourne, em uma fazenda de café composta de terraços abstratos, que mais parece uma floresta modulada. Dispostos entre os pés de café, diversos contêineres, palets de madeira e caixotes demonstraram a jornada dos grãos de café colhidos in loco até o paladar dos consumidores.

A inspiração para o Urban Coffee Farm and Brew Bar veio de um desejo de desmistificar a origem do café, que para os australianos ainda é um mistério exótico. A instalação conta a história do café, inspirando os consumidores de café a pensar sobre sua origem, produção e transporte. Além disso o visitante pode degustar uma xícara de café preparada por alguns dos melhores baristas da cidade.

Um total de 125 pés de café, provenientes de uma plantação abandonada em Nova Gales do Sul, foram utilizadas na fazenda urbana, que logo após o evento foram vendidos para um fazendeiro que os irão replantar em Victoria. Mais de 2.000 espécies tropicais foram utilizadas para criar o efeito de floresta e, com o término do evento, foram devolvidas para o viveiro que as doou. Cerca de 1.500 palets foram doadas para o festival e também foram devolvidas após o término do festival. Os contêineres utilizados como abrigo e áreas cobertas já estavam no fim de sua vida útil e foram usados pela ultima vez no próprio evento.

Projetos como este ganham cada vez mais espaço em eventos, uma vez que as matéria-primas utilizadas  são doadas, reaproveitadas ou estão no final de sua vida útil. Um exemplo de Arquitetura Provisoria.

 

brew2

 

brew4

 

brew5

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.