Você sabe o que faz um Barista?

Você sabe o que faz um Barista? A profissão barista surgiu nos anos 1990 e vem ganhando força graças ao crescimento do consumo de cafés especiais, que, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), deve aumentar entre 15 e 20% nos próximos anos.

Barista é um profundo conhecedor de todo o processo necessário para se chegar ao expresso perfeito. Começa na escolha dos grãos, no blend (combinação entre diversos tipos de café) mais apropriado, na granulometria exata, na prensagem precisa, tudo para uma boa extração. É o profissional especializado em cafés de alta qualidade e que trabalha criando novas e diferentes bebidas a base de café, utilizando licores, cremes, bebidas alcoólicas, entre outros.

Ser barista é uma arte, ele é responsável por valorizar todo o trabalho por trás de um excelente café. É o último dentro dessa cadeia de produção, que vai da escolha da muda à xícara.

O profissional barista também cria novas bebidas baseadas em licores, cremes e outros drinks alcoólicos; geralmente trabalha em restaurantes e outros locais exclusivos. Como principal requisito este especialista deve ter um domínio completo de seu principal ingrediente, o café. Assim, ele deve saber distinguir entre os vários grãos e compreender integralmente o mecanismo da torragem, além de ter a capacidade de acionar a máquina, modelando-a para o uso deste produto.

Como se não bastasse todo esse processo, é essencial que ele saiba aliar as propriedades do café ao seu consumidor e ao contexto no qual ele está sendo preparado. Há várias condições básicas para a elaboração desta bebida. O grão precisa ser triturado instantaneamente ou pelo menos 30 minutos antes da confecção do drink.

O creme que se revela na superfície deve igualmente demonstrar seus predicados; o ideal é que ele apresente a coloração da avelã e seja denso e regular; sua função principal é preservar o grau de calor do café. A xícara também é importante, pois ela deve ter o formato oval na parte inferior e a temperatura por volta de 40º C. O volume dela está sujeito à dose do café.

Esse especialista não pode se resumir ao café expresso puro, é necessário saber mesclá-lo da maneira certa com outras bebidas dotadas de álcool. É importante também saber dosar o leite em estado vaporoso no equipamento. Na densidade certa ele constitui o ingrediente por excelência de bebidas que se consagraram entre os consumidores, como o capuccino, o mocaccino e o caffè latte.

O café sempre foi muito popular, consumido em qualquer bar ou confeitaria, mas foi na sua modalidade expresso – café feito em máquina de pressão e servido geralmente em xícara pequena – que ele realmente se consagrou no paladar de um consumidor mais requintado. Seu preparo exige um ingrediente de maior excelência; assim, foi este elemento que abriu novas perspectivas para esta bebida.

Origem do Termo:
Barista em italiano se refere ao “bartender” (no plural, baristi [masculino] e bariste [feminino]), deriva da palavra “bar” e na Itália designa aquele que trabalha atrás do balcão, servindo tanto expresso quanto bebidas alcoólicas.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *