A Origem do Café Solúvel

O café solúvel faz ou já fez parte da vida de muitos de nós, o que poucas pessoas sabem é que mesmo tendo sido produzido pela primeira pela vez na Suiça pela Nestlé a ideia de produzir um café prático com grande prazo de validade partiu dos cafeicultores brasileiros, isso mesmo o café solúvel é mais um exemplo de ideias de brasileiros que se tornaram realidade no exterior.

Durante a grande crise mundial nos anos 1930 a produção de café brasileira era muito superior a demanda de consumo, sem contar que o preço internacional do produto despencou, neste período o Brasil era o maior produtor mundial do grão e o que acarretou em um golpe gigantesco na economia, o governo brasileiro chegou a utilizar o café como combustível de trem. Foi nesse período então que o Governo Getúlio Vargas enviou um representante do Departamento Nacional do Café até a sede mundial da Nestlé na Suíça para solicitar o estudo de uma forma de conservação que mantivesse aroma e sabor do café mesmo depois de muito tempo. A Nestlé foi escolhida para a tarefa pois já havia conseguido através da desidratação a criação do leite em pó, aumentando o prazo de validade de um produto perecível.

O Presidente da Nestlé na época Louis Dapples enxergou uma ótima oportunidade de negócio, entusiasmado com a ideia solicitou ao seu químico Max Morgenthaler que desenvolvesse a solução. Em 1937 Max apresentou um pó de café que era solúvel na água e que mantinha suas características muito próximas de um café fresco. Em 1939 surgiu então o NESCAFÉ a primeira marca de café solúvel da história, a Nestlé bancou a novidade e mesmo com pressão contraria dos torrefatores de café criou sua própria linha de produção tornando o produto popular na Europa e nos Eua. O café solúvel fez parte da dieta dos soldados americanos durante a segunda guerra mundial.

No Brasil devido a pressão dos fabricantes de café torrado e moído o café solúvel só chegou em 1953. Nessa época o café solúvel se tornou febre mundial, sendo consumido em todos os países do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.