Quantas calorias cabem em uma xícara de café?

Você já parou e pensou sobre as calorias do café? Essa é uma das bebidas mais consumidas pelos brasileiros, produto que também chegou a ser carro chefe da economia do país.

Preciso de uma xícara de café. Se este pensamento passa pela sua cabeça e também adora tomar vários cafezinhos ao longo do dia, saiba que não está sozinho: os brasileiros consomem mais de 83 litros de café por pessoa ao ano, o que seria equivalente a pouco mais de 4 copinhos da bebida ao dia. Ou seja, muito café!

Mas quantas calorias esta saborosa bebida tem? A resposta depende da companhia.

Hoje, o Ponto dos Cafés vai te apresentar tudo sobre as calorias do café. Aconchegue-se bem, pegue um café, claro e acompanhe nosso artigo.

Seja bem-vindo ao Eu Amo Café, o blog do Ponto dos Cafés

Por que o Café da Manhã é tão importante?

Foto: August de Richelieu/Pexels

Certamente, em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido alguém falar que o café da manhã é a principal refeição do dia, correto?! Mas, por quê? O Ponto te explica.

O primeiro ponto sobre o café da manhã ser a principal refeição do dia diz respeito a ele ser um regulador de energia. 

Pense que você dormiu de 6 à 8 horas na noite anterior, ficou todo esse período sem ingerir um único alimento. Ao acordar, o seu corpo precisará se alimentar de algo, de preferência saudável.

Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano de 2012, foi comprovado que cerca de 40% dos estudantes do país não tomam café da manhã ou somente escolhem por uma xícara de café preto.

Mas, então, o que comer e o que evitar no café da manhã?

COMER EVITAR
Cereais Alimentos com muito açúcar
Pães Alimentos com muita gordura
Ovos Bolos
Frutas Bolachas recheadas

Calorias do Café: quantas tem uma xícara?

Foto: David Schwarzenberg/Pixabay

Uma vez que identificamos as principais vantagens de tomar um bom café da manhã, é importante, agora, sabermos mais sobre as calorias do café.

As calorias do café vão depender de alguns pontos, dentre eles a forma como grão foi moído e torrado, o seu preparo, o acompanhamento que ele terá (açúcar ou leite, entre outros). Porém, é de extrema importância entender e saber o que está consumindo.

Na tabela abaixo, apresentamos os principais cafés consumidos pelo brasileiro, bem como as calorias que existem em cada um deles.

CAFÉ MEDIDA CALORIAS
Café com Açúcar Xícara de 50ml 26
Café com Leite Integral Xícara de 100ml 45
Café com Leite Integral e Açúcar Xícara de 100ml 69
Café com Leite Desnatado e Açúcar Xícara de 100ml 52
Café sem Açúcar Xícara de 100ml 2

Fonte: Endocrino Saúde


Bebidas com café como base, como o Cappuccino, podem variar de 24 kcal do Cappuccino Light (50 ml) até 652 kcal, no Cappuccino tradicional com sorvete de chocolate, leite integral, doce de leite pastoso, gelo, calda de chocolate, chantilly e chocolate granulado (350 ml).

Então, quem está tentando perder peso, o café escolhido deve ser o tipo puro e sem açúcar. A cafeína é um estimulante e seu principal efeito é acelerar o metabolismo aumentando a queima de gorduras. 

O café também pode auxiliar no emagrecimento de maneira indireta, já que aumenta a disposição para treinos mais intensos e retarda a sensação de fadiga – novamente graças à presença da cafeína.

Podemos afirmar que em uma xícara de café cabem muitas calorias. Quanto mais elaborado, rico de ingredientes, maior o peso calórico da sua xícara.

Por que reduzir o uso de açúcar?

Foto: Alexander Lesnitsky/Pixabay

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), estabelece em 50 gramas diárias como o padrão para consumo de açúcar para uma pessoa. Entretanto, em pesquisas realizadas no Brasil e divulgadas pela revista Veja, o brasileiro consome em média 80 gramas.

Abusar de açúcares pode causar uma série de problemas de saúde, dentre eles a diabetes, doença que é causada pela elevação de glicose no sangue.

Segundo o Ministério da Saúde, em 2016 o Brasil era o 4º país no mundo que mais consumia esse insumo no mundo. Ainda segundo a OMS, o ideal é que apenas 10% dos alimentos no dia tenham açúcar, entretanto, por aqui, o número girava em 16,3%.

Mas, calma, nem todo o tipo de açúcar é prejudicial à saúde. Afinal, frutas e alguns legumes também possuem essa substância, porém, de uma forma natural e não industrializada.

O consumo de açúcar no café não precisa ser retirado de sua rotina, até porque nem todos gostam de beber esse líquido sem o uso de tal substância. 

Porém, é muito importante evitar em algumas ocasiões e reduzir de uma forma geral. Tudo isso porque a grande maioria das calorias do café estão presentes nas substâncias que são adicionadas a ele.

Conclusão

É muito importante ter em mente as calorias do café, principalmente tendo em vista que os brasileiros, em sua grande maioria, acabam optando por ingerir esse líquido com acompanhamentos, como o leite e açúcar.

Mas lembre-se, é essencial ter um acompanhamento com um profissional da área da saúde sempre que for investir um tempo e esforços para melhorar a sua alimentação.

As calorias do café são apenas um dos pontos principais dentro de uma alimentação saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.