Quando optar por Café descafeinado?

tipos_de_cafe

Final do dia e você está pronto para ir dormir. De repente surge um desejo por uma xícara de café. Café descafeinado, é o ideal para estes momentos.

O café descafeinado possui aroma, textura e sabor similares ao comum, só diferenciando na quantidade de cafeína. Porém, ele não é totalmente livre de cafeína. Para ser rotulado como descafeinado, o café precisa atender ao padrão internacional de ser 97% livre de cafeína (padrões EU são mais rigorosos em 99,9%).

O processo para transformar em café descafeinado basicamente consiste em deixar os grãos de café mergulhados em água quente para amolecer e na sequências os grão são expostos a solventes que eliminam a cafeína. Porém existem diversos métodos utilizados para chegar ao produto final.

O grão de café Arábica contém mais ou menos metade do conteúdo de cafeína do que o grão Robusta e é, portanto, mais adequado para fazer um café descafeinado de alta qualidade. No Brasil estão desenvolvendo uma espécie de planta Arábica livre de cafeína para a produção do Decaffit, café 100% livre da cafeína.

O café descafeinado é recomendado para pessoas com sensibilidade à cafeína ou ainda com hipertensão, insônia, distúrbios de ansiedade, taquicardia, esofagites, gastrites, úlceras, azia, náuseas, enxaquecas, labirintites e dores de cabeça.

Não há contraindicações para o consumo do café sem cafeína, mas não se deve abusar. A recomendação é de no máximo três a quatro xícaras por dia.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.