Você sabe identificar um bom café?

Meia dose, copo cheio, puro ou com leite: cada um tem um jeito próprio de consumir um bom café

Embora possa parecer fácil, identificar um café de qualidade pode ser mais desafiador se você não prestar atenção em pequenos detalhes.

Presente em diversos momentos da nossa vida, o cafezinho é uma boa companhia para descansar, ler um livro e curtir uma boa conversa, mas também está ao nosso lado na correria da rotina de trabalho.

Para te ajudar a reconhecer se o café que você consome é de boa qualidade, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes.

Neste artigo você vai descobrir quais os principais aspectos que vão te ajudar a avaliar se o seu cafezinho é bom ou não.

Aprenda, agora, a reconhecer um bom café

Mesmo que existam diversas formas de preparar a bebida mais consumida do mundo depois da água, uma boa xícara de café começa com grãos de qualidade.

É por isso que aquele aroma do produto moído na hora conquista milhares de corações. Além disso, outros fatores influenciam na qualidade da bebida, tais como a torra, a moagem e o tipo de embalagem.

Sinais de que você toma um bom café:

  • A língua começa a salivar já no primeiro gole;
  • Ele não é amargo e nem resseca a boca;
  • Tem um grau de doçura;
  • Coloração varia entre caramelo e avermelhado.

Olhando de longe, os tipos de café parecem todos iguais. Mas a verdade é que não funciona assim. 

Somente no Brasil são comercializadas diversas variedades de grãos de café, sendo os mais comuns o Arábica e o Conilon (ou Robusta). As combinações de grãos, porém, são infinitas. 

O grão Arábica é a variedade mais popular e tem um sabor aromático sutil. Já o grão Robusta contém mais cafeína. A maioria das misturas de café contêm uma combinação de ambos.

Leia mais: Café doce ou café amargo? Descubra qual a preferência do brasileiro

Mesmo que você não seja um especialista na área, você consegue identificar um bom café. 

A primeira dica é sentir o aroma. Depois, ativar o paladar. Não esqueça de observar alguns detalhes da coloração e da consistência da bebida.

Saiba diferenciar um café bom de um ruim:

1 – Café ruim pode ter um sabor adstringente

Essa é a sensação quando um pequeno gole já deixa um sabor forte na sua língua. Além disso, o café tem cheiro de óleo rançoso e falta de sabor e aromas

Fora isso, esqueça aquela máxima de que um bom café precisa ser bem escuro. 

2 – Sabor amargo e queimado não significa que o café é bom

Cafés diferentes têm sabores diferentes e você vai conseguir notá-los já no primeiro gole. Se você sentir sabores frutados, florais, cítricos e de nozes, pode ter certeza de que está saboreando um café qualificado.

3 – Moedor de qualidade

Moer o café na hora, é um bom sinal. Inclusive, o moedor é mais importante do que a máquina. Boa parte das grandes cafeterias usa um moedor diferente para café expresso e coado.

A moagem do café é sempre feita nas cafeterias. O café deve ser moído antes de ser preparado

4 – Máquinas com moedor podem ser boa opção

Algumas máquinas de café existentes no mercado possuem moedor de grãos integrado. Ou seja, extraem na hora o que há de melhor no grão. Esse tipo de equipamento é  ideal para quem tem padaria, lancheria, indústria, mini mercado, entre outros estabelecimentos. ⠀

Um exemplo é a máquina Onix + Espresso do Ponto dos Cafés, que mói o café automaticamente e garante a dose certa para o preparo de bebidas deliciosas.

Sabe aquela famosa espuminha cremosa do café espresso? A Onix entrega com a máxima qualidade: sabor e aroma indescritível. 

Conheça essa e outras máquinas agora mesmo

5 – Armazenagem impacta na qualidade

Em contato com a luz e o ar, o café perde propriedades importantes. É por isso que o produto deve ficar protegido. 

Quando em grãos, é mais fácil preservar as qualidades do fruto. Mas depois de coado, o consumo deve ser mais rápido.

Opte por sempre deixar dentro da própria embalagem que você comprou.

Aqui no Ponto dos Cafés oferecemos diversas opções de insumos para cafeterias, padarias, restaurantes ou qualquer estabelecimento: são grandes marcas, que produzem produtos de altíssimo padrão de qualidade.

Aprecie seu café

Café é coisa séria. Observe, então, o que você gosta e o que não gosta. Além disso, não tenha medo de provar.

Experimente com ou sem leite, açúcar, adoçante, quente ou frio.

Leia mais: Mitos e verdades sobre o consumo de café no verão

Você pode visitar diferentes cafeterias, experimentar, observar e classificar diferentes cafés. Use sua própria escala e preferências.

Se você prestar atenção, com certeza vai sentir a diferença entre um café bom e um inferior, e finalmente encontrará o perfeito para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.