Conheça os 7 principais benefícios do café para a saúde!

Conhece os benefícios do café para a saúde? Não?! Então continue lendo para entender como essa bebida milagrosa pode te ajudar na prevenção de diversas doenças!

Que o café é uma das bebidas mais populares entre os brasileiros, isso já sabemos. Mas você sabia que além de ser um energético natural, o café também pode ser um grande aliado na prevenção de doenças?

Pois é! Os benefícios do café não estão ligados apenas ao ótimo sabor e energia, mas também a diversos fatores que contribuem para nossa saúde.

Se você quer saber quais são os benefícios do café para a saúde, continue lendo que vamos te contar!

1. Acelera o Metabolismo

Tomar um cafezinho depois das refeições é quase que um ritual para muitas pessoas.

Isso porque o café estimula a digestão, acelerando a queima de gorduras no corpo e movimentando o sistema gastrointestinal.

Ao ingerir de duas a quatro xícaras pequenas de café por dia você estará melhorando o seu metabolismo e, de quebra, deixando o seu intestino mais regulado!

2. Melhora a Memória

De acordo com a pesquisa feita pela Universidade Johns Hopkins, localizada nos Estados Unidos, ingerir duas xícaras de café por dia pode melhorar significativamente o desempenho da sua memória a longo prazo.

Os resultados durante a pesquisa comprovaram que os voluntários que consumiram cafeína conseguiram demonstrar um maior desempenho nos testes de memória, ao contrário dos pacientes que ingeriram placebo.

3. Ajuda o Coração

Sim, o café pode ser um ótimo aliado na prevenção de doenças cardíacas! Aposto que por essa você não esperava.

Os compostos presentes no café agem como antioxidantes no organismo, combatendo o colesterol e protegendo as artérias.

Além do mais, tomar doses diárias de café pode reduzir em até 11% os riscos de insuficiência cardíaca, sendo um ótimo estimulante que auxilia no bombeamento do sangue.

4. Evita Problemas Respiratórios

Outro benefício fantástico de consumir doses moderadas de café todos os dias é a prevenção de problemas respiratórios.

O café melhora o desempenho pulmonar agindo como um broncodilatador, evitando a fadiga dos pulmões e dilatando as vias respiratórias.

Para quem possui asma, o consumo de café é um ótimo remédio natural que evita a falta de ar e respiração ofegante. Incrível não é mesmo?

5. Evita Pedra nos Rins

Além de todos esses benefícios do café para a saúde, essa bebida milagrosa também tem um papel importantíssimo no combate ao cálculo renal.

Por conta da sua ação diurética, ou seja, que estimula a liberação de fluidos, o café previne a formação de massas sólidas no canal urinário, evitando pedra nos rins.

6. Diminui o Risco de Depressão

Segundo pesquisas, tomar até 3 xícaras de café por dia pode auxiliar no combate à depressão. Isso ocorre graças a cafeína, que atua diretamente nos receptores A2A, bloqueando sua atividade no sistema nervoso.

Essa ação previne alterações comportamentais causadas pela ansiedade e pelo estresse.

7. Previne o Câncer de Pele

Chegamos ao último item, mas não menos importante, dos benefícios do café para a saúde, que é a prevenção do câncer de pele.

Tomar entre 2 e 3 xícaras de café no dia a dia pode reduzir em 21% as chances de desenvolver câncer de pele.

Além disso, o café também é um importante aliado na prevenção de outros canceres, como o de mama, próstata e fígado!

Agora que você sabe quais são os principais benefícios do café para a saúde, não há com o que se preocupar! Claro, sempre saboreando a sua bebida com moderação!

Se você gostou do texto não deixe de compartilhar nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.