Dicas de harmonização de café nas receitas natalinas

O mês mais aguardado do ano chegou e muitas pessoas já esperam ansiosamente para rever a família, passar um tempo com os amigos queridos e festejar o fim de mais um ano.

O Natal tem uma particularidade diferente, uma magia especial que deveria durar o ano inteiro, e nada melhor do que um bom café para aproveitar este momento. Mas você sabe com que receitas ele pode ser harmonizado?

Para te inspirar, separamos algumas dicas de harmonização de café nas receitas natalinas, afinal, café é bom a qualquer hora e não há coisa melhor do que compartilhá-lo com quem se ama.

Princípios para uma boa harmonização

Um bom café pode ser harmonizado com diferentes tipos de alimentos. A harmonização se baseia em duas regras: por semelhança ou contraste.
A harmonização por semelhança é feita na soma das características da bebida e do alimento, acentuando-as.
Já a harmonização por contraste ajuda a complementar uma característica específica da bebida ou do alimento, ou seja, o doce e o amargo, o suave e o intenso.

Harmonização de café com pratos salgados

O café combina muito bem com pães (principalmente o pão de queijo), tortas e quiches.
Pode ser também uma ótima opção para criar molhos que acompanham carnes, utilizando cafés suaves, para receitas à base de peixes, carne bovina, suína e até pato ou cordeiro.
Café também harmoniza muito bem com todos os tipos de queijo. O sabor salgado dos queijos é uma característica ideal para equilibrar a acidez e o amargor de alguns tipos de café. Queijos suaves vão bem com cafés mais suaves, mas queijos com sabor mais marcante devem ser harmonizados com cafés mais fortes. O queijo parmesão combina com cafés mais encorpados, enquanto o queijo coalho casa perfeitamente com o café coado.

Harmonização de café com pratos doces

Combinado com a sobremesa certa, o café eleva o sabor do prato. Na harmonização de doces o segredo é a intensidade dos sabores, ou seja, quanto mais doce for a sobremesa, mais encorpado deve ser o café.
Bolos de natal (feitos com frutas secas), panetones, o tradicional biscoito de Natal norte-americano, Gingerbread (feito de especiarias) e até mesmo panquecas combinam com cafés coados, adocicados e suaves. Esta regra também se aplica a doces feitos com frutas e cremes brancos.
Doces mais potentes como o Tiramissú italiano (feito com café espresso e queijo mascarpone), o Petit Gateau e o pão de mel pedem cafés mais fortes, como o espresso.
Já a famosa rabanada harmoniza muito bem com o tradicional café com leite.

Agora que você já sabe como harmonizar o café com diversas receitas, se arrisque e experimente pratos novos, teste novos ingredientes e surpreenda neste Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.