Conheça os principais tipos de torra do café

Você sabia que é o tipo de torra do café que afeta seu sabor na xícara? O grão do café cru não tem gosto apetecível e é por isso que precisa passar pela torra. Cada tipo de torra traz características diferentes aos grãos. É a exposição às altas temperaturas que dá cor, aroma e sabor à bebida.

Se dividirmos as etapas da torra por fases, seriam 3 momentos. Primeiramente a fase de secagem, onde a umidade é retirada dos grãos. Na segunda fase ocorrem as mudanças químicas dos grãos. É a formação de centenas de compostos que, devido às altas temperaturas, modificam as características dos cafés. A terceira fase é a de resfriamento dos grãos, usando ar ou água.

Na torra do café, um parâmetro muito importante é a quantidade de calor que o grão recebe. É a quantidade de calor que define a coloração dos grãos, logo quanto maior a temperatura, mais escuro ele fica. Neste caso, os graus de torra mais escuros costumam ser usados para mascarar algum defeito ou alteração no grão do café.

Os grupos de torra são divididos em clara, média e escura. Quanto maior o período de torra, mais amargo ficará o café. As altas temperaturas ajudam a destacar algumas características, mas também podem destruir outras. Por exemplo: o grão do café é naturalmente ácido. Uma torra mais clara conservará a acidez, enquanto uma mais escura destruirá essa característica. Cafés muito claros podem ter todo seu potencial de sabor e aromas inadequadamente revelados. É muito importante ressaltar que os dois extremos podem ser ruins.

Cafés de torra clara:

Os cafés de torra clara são usados para a produção de expressos, pois conservam melhor a acidez e os aromas florais. Como são menos torrados os grãos apresentam menos amargor.

Cafés de torra média:

Os cafés de torra média são muito usados para a preparação de bebidas coadas, pois perdem acidez e ganham corpo. É conhecida como a torra equilibrada, porém perde alguns sabores e aromas.

Cafés de torra escura:

Este tipo se caracteriza pela baixa acidez e presença de amargor. Este tipo desenvolve aromas como chocolate e caramelo, por isso temos a impressão de tomar um café mais forte.

E você, já escolheu qual sua torra preferida? Vale lembrar também que a origem do grão é um fator a se considerar para a escolha. Arábica ou Robusta são as principais variedades consumidas mundialmente, mas este será assunto para uma próxima matéria aqui no blog do Ponto dos Cafés. Fique de olho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.