Café Latte x Cappuccino: O que muda de uma receita para outra?

Café Latte ou Cappuccino? Uma das perguntas mais feitas pelos amantes de café mundo afora. Qual a diferença entre eles? O que um tem que o outro não tem? Quais os melhores acompanhamentos?

O mundo do café é muito grande, são inúmeros os nomes, variedades e formas de se fazer a bebida  mais consumida do planeta. Seja passado ou na máquina, são diversas as possibilidades de escolha.

Hoje, no blog Eu Amo Café, vamos apresentar as principais diferenças entre o Café Latte e o Cappuccino, além dos principais acompanhamentos para cada uma dessas bebidas.

Aconchegue-se bem, pegue a sua xícara favorita e um bloco para anotar todas as novidades. Seja bem-vindo (a) ao blog da Ponto dos Cafés.

Boa leitura!

Café com Leite = amor de cinema

Sabe aqueles casais que todos enxergam a química de longe? Bem, o café e o leite são um deles, talvez, um dos mais antigos também, quase como Romeu e Julieta.

A história da união entre o café e o leite é muito antiga, tanto que é até difícil encontrar uma data exata para quando ele surgiu ao mundo. O que se sabe, é que essa junção teve início no continente europeu.


Foto: Mike Jones/Pexels

Ao que se conhece da história, a primeira vez que essas duas bebidas se misturam foi nos Países Baixos, isso se deu porque os países produtores de leite, pensando em faturar com o crescimento do grão, pensaram em incrementar a mistura. Dessa forma, além de energia, as pessoas poderiam ganhar nutrientes do leite.

Porém, a mistura não teve tanto sucesso, e os italianos, atentos, resolveram criar novas formas de beber o café com leite. Destaques para o Cappuccino e o Café Latte.

Nossa história continua abaixo.

As histórias do Cappuccino e Café Latte

Como explicamos anteriormente, o cappuccino nasceu na Itália, e tem origem do termo cappuccino, que em tradução literal, tal expressão significa “capuz”. Cappuccino, por sua vez, é o termo no diminutivo, pequeno capuz.

O nome tem uma explicação. No ano de 1683, a cidade de Viena sofreu uma invasão de tropas do exército islâmico. Liderados pelo monge guerreiro Marco D’Aviano, os italianos conseguiram render os turcos, que acabaram deixando diversas sacas de café.

Entretanto, o café turco aparentava ser muito amargo, fazendo com que os vienenses adicionassem mel e leite. A receita foi batizada então como homenagem ao monge guerreiro que participou da contenção do exército Islâmico.


Foto: Jason Villanueva/Pexels

Com o passar dos anos, o Cappuccino sofreu algumas alterações, hoje, a sua produção é feita da seguinte forma: um terço da xícara é de café expresso, um terço de leite vaporizado e outro terço de espuma de leite.

Já o Café Latte, por sua vez, é nada mais do que a união entre esses dois líquidos, e Latte em italiano significa justamente leite.

Existem diversas formas de se fazer um Café Latte, porém, a mais conhecida segue a seguinte receita: uma dose de café expresso e o dobro de leite quente. Por cima, é acrescentada uma espuma de leite.

O Café Latte possui uma textura muito cremosa, talvez a maior entre todos os tipos de café, principalmente o do Cappuccino, seu principal “concorrente” no coração dos amantes da bebida.

Os 3 melhores acompanhamentos para Cappuccino e Café Latte

Agora que entendemos as histórias e diferenças entre Cappuccino e, também, Café Latte, vamos para uma das partes mais interessantes do nosso artigo: os acompanhamentos para essas bebidas.

Confira a nossa lista:

Pão de Queijo

Muito tradicional nos estados do Sudeste brasileiro, principalmente em Minas Gerais, o pão de queijo é quase um patrimônio do país. É quase impossível encontrar alguém que nunca tenha experimentado a união com o Café Latte ou Cappuccino.

Esse salgado está hoje presente não somente no Brasil, mas no mundo afora. Vale a pena unir e fazer uma ótima refeição.

Bolo de Fubá

Sabe aquele bolo típico do Brasil? Então, esse é o de fubá. Agora, imagine ele recém saído do forno, com uma fumacinha e um cheiro de recém assado. Deu água na boca, né?

Some a isso um café com leite e uma espuma completa, quente, em um dia chuvoso. A combinação perfeita.

Chocolate

Se falamos anteriormente que o namoro entre o café e o leite é antigo, talvez um chocolate seja um dos descendentes dele, afinal, quem nunca sentou em frente a televisão, em um dia frio, ou até mesmo na frente da lareira e misturou o café com o doce. Difícil, não é mesmo?

Tanto o Café Latte como o Cappuccino combinam muito com um chocolate, principalmente se ele for meio amargo, ou 70% cacau.

Conclusão

O amor entre o café e o leite é tão antigo quanto a sociedade, a união deles foram diversas bebidas quentes que fazem nossos olhos brilharem. O Café Latte e o Cappuccino são as principais derivações disso tudo.

Bebidas que combinam com tudo e, mesmo que tenham sido criadas no Velho Continente, se difundiram mundo afora.

Quer fazer os melhores cafés? O Ponto dos Cafés conta com máquinas que lhe ajudam a ter um cafezinho fresco sempre. Confira nossos produtos e solicite um orçamento hoje mesmo.

Conte conosco para fazer com que o seu negócio seja um sucesso. Acesse o site e confira nossas opções de insumos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.