10 Receitas com Café para Experimentar em 2022

Se você é da opinião que a única coisa melhor do que uma xícara de café é uma segunda xícara, então este artigo foi feito para você. Se você não é tão apaixonado assim por esta bebida, não tem problema, as receitas com café que vamos apresentar aqui são democráticas e certamente vão encantar o seu paladar.

Que tal se propor um projeto diferente neste ano e iniciar uma viagem de sabores na sua própria casa? As receitas com café que vamos apresentar, permitem que você desfrute de uma nova experiência sensorial, conhecendo a versatilidade deste ingrediente em diversas receitas, sejam sobremesas, lanches ou pratos salgados.

Confira a lista e embarque nesta viagem deliciosa com a gente!

PETIT GATEU DE CAFÉ

Ingredientes

300g de chocolate ao leite picado

200g de margarina ou manteiga sem sal

2 colheres (sopa) de café instantâneo

5 gemas

4 ovos inteiros

1 xícara de açúcar

1 xícara de farinha de trigo

Margarina para untar

Modo de Preparo

Misture o chocolate com a margarina e o café. Leve ao fogo em banho-maria, mexendo sempre até derreter. Deixe amornar. Reserve. Numa tigela, misture as gemas, os ovos, o açúcar e a farinha. Junte a mistura reservada e mexa até obter uma massa homogênea. Unte 20 forminhas e polvilhe com farinha de trigo. Coloque a massa um pouco acima da metade da forminha. Leve ao forno na temperatura de 200º preaquecido, por 10 minutos. Desenforme ainda morno sobre pratinhos individuais. Sirva a seguir. Para deixar tudo ainda mais gostoso adicione uma bola de sorvete de creme ou outro sabor de sua preferência.

Fonte: Café Melitta

COSTELA SUÍNA COM CAFÉ E MOLHO BARBECUE

Ingredientes

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de páprica doce

1 colher (chá) de pimenta caiena

1 colher (chá) de pimenta-do-reino

1 e 1/2 colher (sopa) de sal

1 colher (sopa) de café solúvel

Ingredientes Molho Barbecue

2 colheres (sopa) de óleo

1/2 cebola picada

2 dentes de alho picado

1/2 colher (chá) de páprica doce

1/4 xícara (chá) de uísque 

1 colher (sopa) de molho inglês

1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

1/2 xícara (chá) de vinagre de maçã

1/2 xícara (chá) de polpa de tomate

Sal a gosto

1/4 xícaras (chá) de água

Ingredientes Batatas Rústicas

4 batatas cortadas em 4 gomos, no sentido do comprimento

Azeite, páprica picante, pimenta do reino, pimenta caiena e sal a gosto

Modo de Preparo Costela

Em uma tigela coloque 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo, 1 colher (sopa) de páprica doce, 1/2 colher (chá) de pimenta caiena, 1 colher (chá) de pimenta-do-reino moída, 1 e 1/2 colher (sopa) de sal, 1 colher (chá) de café solúvel tradicional e misture. Espalhe bem a mistura de temperos em 1,5 kg de costela suína inteira, enrole a costela, coloque dentro de um saco plástico e deixe marinar por 12 horas na geladeira.

Depois de 12 horas, retire da geladeira, envolva a costela em uma folha de papel alumínio e coloque em uma assadeira com o osso para baixo. Leve ao forno pré-aquecido a 180° C por 3 horas até ficar macia e assada.

Retire a costela do forno, descarte o papel alumínio com cuidado, pincele o molho barbecue e leve ao forno novamente por mais 10 minutos. Retire do forno e sirva com batatas rústicas.

Modo de Preparo Molho Barbecue

Em uma panela em fogo médio aquecida com 2 colheres (sopa) de óleo coloque 1/2 cebola picada, 2 dentes de alho picados, 1/2 colher (chá) de páprica doce e refogue por cerca de  5 minutos. Adicione 1/4  xícara (chá) de uísque, 1 colher (sopa) de molho inglês, 1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo, 1/2 xícara (chá) de vinagre de maçã, 1/2 xícara (chá) de polpa de tomate, sal a gosto, 1/4 xícara (chá) de água e deixe em fogo baixo por 15 minutos. Apague o fogo e reserve.

Modo de Preparo Batatas Rústicas

Em uma panela com água fervente, cozinhe as batatas em gomos por 15 minutos até ficarem ‘al dente’. Retire da água, coloque em uma assadeira e pincele azeite, tempere com páprica picante, pimenta do reino e caiena e sal a gosto. Leve ao forno preaquecido a 220ºC por 50 minutos. Retire do forno e sirva com a costela suína.

Fonte: Ana Maria Braga | Globo

PUDIM DE CAFÉ

Ingredientes

Calda

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de água quente

Pudim

1 Leite Condensado (lata ou caixinha) 395 g

2 medidas (da lata ou caixinha) de Leite

2 colheres (sopa) de café solúvel 

3 ovos

Modo de Preparo

Calda

Em uma panela derreta o açúcar até ficar dourado. Junte a água quente, mexa com uma colher e deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar.

Forre, com esta calda, uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.

Pudim

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim.

Despeje na forma reservada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria com água quente, por cerca de 1h30.

Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas.

Desenforme e sirva a seguir.

Fonte: Nestlé

TAPIOCA DE CAFÉ

Ingredientes

Tapioca

1/2 (sopa) de café solúvel

5 colheres (sopa) de água

1 xícara (chá) de polvilho doce

Recheio

1 banana-nanica em rodelas

1 colher (sopa) de mel

1 pitada de canela em pó

2 fatias de queijo branco picadas

Modo de Preparo

Em um recipiente, dissolva o café com a água. Reserve. 

Em outro recipiente, coloque o polvilho e regue-o aos poucos com a mistura de café, esfregando-o entre as mãos até obter uma farinha granulada, solta e umedecida. Aqueça uma frigideira antiaderente pequena, peneire o polvilho umedecido, cobrindo todos os espaços, formando uma camada uniforme semelhante a uma panqueca. Espere a massa ficar unida e vire-a, deixando-a secar rapidamente do outro lado. Repita o processo até acabar o polvilho. Reserve.

Recheio

Em um recipiente refratário, misture todos os ingredientes e leve ao microondas por cerca de 40 segundos, em potência média. Distribua o recheio em cada disco de tapioca. Sirva.

Fonte: Nestlé

CARNE DE PANELA COM CAFÉ

Ingredientes

3 dentes de alho

1/2 colher (sopa) de sal

Pimenta-do-reino a gosto

2 quilos de acém cortado em cubos médios

900ml de óleo

1/2 ou 120ml de água

4 dentes de alho socados

Sal a gosto

1 colher (sopa) de pó de café

Meio litro de água

3 pimentas-de-cheiro

Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

2 cebolas

Salsinha e cebolinha picadas a gosto

Modo de Preparo

Em um pilão coloque os dentes de alho, o sal e a pimenta-do-reino moída a gosto e soque até ficar uma pasta.

Tempere o acém em cubos médios e coloque em uma panela em fogo médio com o óleo e doure bem. Adicione a água e cozinhe de 20 a 30 minutos.

Desligue o fogo, escorra a gordura, junte mais 4 dentes de alho e sal a gosto socados, salpique o pó de café em cima da carne, misture enquanto frita até começar a sair fumaça.

Transfira para uma panela de pressão, despeje a água até cobrir a carne. Mexa bem e deixe cozinhando de 40 a 45 minutos após pegar pressão.

Fonte: Globo

TIRAMISÚ

Ingredientes

500g de queijo mascarpone italiano

4 gemas de ovo

4 claras separadas e batidas em neve

120g de açúcar

1/2 litro de creme de leite fresco

Café adoçado (de preferência café expresso)

Biscoitos de champagne

Cacau em pó

Modo de Preparo

Comece batendo as gemas com o açúcar até obter uma textura espumosa. Em seguida, acrescente o mascarpone delicadamente de baixo para cima. Depois, bata o creme de leite na batedeira até chegar no ponto antes do chantilly. Adicione o creme de leite batido no mascarpone com as gemas e o açúcar suavemente, mexendo de baixo para cima. Depois, bata as claras em neve e acrescente o creme, novamente de baixo para cima. Por fim, molhe os dois lados do biscoito champagne no café adoçado.

Montagem

Faça primeiro uma camada de biscoito no recipiente. Em seguida, adicione o creme e espalhe. Depois, faça mais uma camada de biscoito de champagne e mais uma de creme. Finalize com cacau em pó na superfície do tiramisù.

Fonte: Casa Vogue | Globo

CHURROS COM CAFÉ

Ingredientes 

Calda

100g de chocolate meio amargo

25g de açúcar mascavo

50ml de creme de leite

4 colheres (chá) de café solúvel

1 pitada de sal

Churros

80g de manteiga

250ml de água

150g de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

3 ovos

Óleo para fritar

Açúcar e canela para servir

Modo de Preparo

Calda

Aqueça duas colheres (sopa) de água e dilua o café. Adicione o creme de leite, o açúcar, a manteiga e o sal.  Acrescente o chocolate e mexa até diluir. Retire do fogo e reserve.

Churros

Em outra panela, aqueça a água com a manteiga e o sal. Ao levantar fervura, adicione a farinha e mexa até formar uma massa homogênea. Deixe amornar e acrescente os ovos aos poucos. Mexa até ficar homogêneo.

Coloque a massa em um saco de confeiteiro com um bico estrelado.Coloque o óleo para esquentar em uma frigideira. Quando estiver bem quente, esprema os churros, cortando a massa na borda da panela.Quando estiverem dourados, retire e escorra no papel toalha. Misture o açúcar com a canela e passe os churros na mistura.

Fonte: Globo

BOLO DE CANECA DE CAFÉ

Ingredientes

1 ovo

4 colheres (sopa) de açúcar

4 colheres (sopa) de leite

1 colher (chá) de café pronto

3 colheres (sopa) de óleo

5 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 colher (café) de fermento

Modo de Preparo

Bata o ovo na caneca, adicione o açúcar, o óleo e o leite e batendo bem. Depois coloque o café e a farinha e por último o fermento.

Coloque no micro-ondas em potência máxima por 3 minutos.

Coma ainda morno com uma colher.

Fonte: Grupo Passaport

BRIGADEIRO DE CAFÉ


Ingredientes

1 lata de leite condensado 

60g de margarina

1 colher (sobremesa) de café solúvel 

1 colher (sopa) de cacau em pó 

1 colher (chá) de chocolate em pó 

Chocolate granulado (opcional) 

Modo de Preparo

Coloque o leite condensado, a margarina e o café solúvel numa panela em fogo brando. Mexa sem parar até o café solúvel estar completamente dissolvido. É importante não parar de mexer para evitar que grude na panela ou se formem grumos de café. Quando estiver homogêneo, acrescente o cacau e o chocolate em pó. Mexa até dar ponto de brigadeiro. Tire do fogo e espere 10 minutos para enrolar, separe pequenas porções e finalize com o chocolate granulado.

Fonte: UOL

VITAMINA DE BANANA COM CAFÉ

Ingredientes

1 Cold Brew Coffee sabor chocolate

100ml de leite de castanhas

1 banana congelada

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador até formar um creme. Sirva ainda gelado.

Fonte: Glamour | Globo

Leia também: conheça sobre a história dos ovos de Páscoa


Depois de tantas receitas saborosas nós temos certeza que você ficou com água na boca.

Experimente as receitas e descubra novas opções para o seu paladar com este ingrediente tão versátil.

Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de mais conteúdo como esse!

Bom Apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.