Café no Brasil: quais as cidades com maior consumo

Um cafezinho, por favor! Essa é uma das solicitações mais feitas no mundo diariamente, já que o café é a bebida número um em muitos países sendo destaque, principalmente, na Europa. No Brasil, o produto só perde para a água: uma média de 5,4 kg de café são consumidos anualmente por cada brasileiro, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).  

Cultivado pela primeira vez no Oriente Médio, o café se espalhou e conquistou milhares de corações. Do mais forte, que é o expresso, até o mais fraco, o café está presente na rotina diária, seja feito às pressas antes de sair de casa, quentinho na padaria da esquina ou, quase sempre, no intervalo do trabalho.

Mas, afinal, quais as cidades que mais consomem café no Brasil? 

São Paulo é disparada a cidade em que seus habitantes mais consomem café no Brasil. Não à toa, a megalópole mais populosa do país comercializa cerca de 25 milhões de xícaras da bebida por dia. Além disso, os paulistanos também são os que mais bebem café fora de casa. 

Em segundo lugar, está a região nordeste do país. É pelas cafeterias de cidades como Fortaleza e Recife que a bebida se faz mais presente. Por lá, cerca de 80% da população relata consumir café mais de uma vez ao dia, segundo dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).

Na Região Sul do Brasil, o café concentra cerca de 17% do consumo diário do país. Em Porto Alegre, a bebida impulsionou a chegada de cafeterias importantes: negócios que aquecem a economia local e servem como novos atrativos para os moradores.

A capital mineira também é outra cidade que se destaca no consumo do café no Brasil. A maioria dos moradores de Belo Horizonte consome a bebida logo pela manhã, além de algumas doses ao longo do dia. Por lá, a preferência é pelo café forte e com açúcar.

Saiba o quanto os brasileiros amam café

  • A cada 10 brasileiros, 9 consomem café diariamente, tanto em casa quanto no trabalho, em cafeterias ou nas lanchonetes;
  • Em 2021, cada brasileiro consumia 6,06 kg de café cru por ano e 4,84 kg de café torrado por ano;
  • No ano passado, o consumo da bebida cresceu 1,7% no país;
  • Conforme dados do IBGE, cada brasileiro consome, em média, três ou quatro xícaras de café por dia;
  • Existem cerca de 4 mil cafeterias no país, de acordo com o Sebrae. Esse número sobe para mais de 13 mil se forem contabilizados os outros tipos de estabelecimentos que comercializam a bebida, mas não como carro-chefe;
  • A região sudeste é a que mais consome café;
  • O Brasil é o maior exportador de café do mundo.

Leia também: Efeitos que o Aroma de Café proporciona para o emocional

Qual a melhor hora para tomar café?

Independente da cidade, tomar café logo pela manhã é muito comum. Mas você sabia que esse não é o melhor horário para consumir a bebida? 

Segundo especialistas, se você quer garantir os benefícios completos do café, opte por não beber a primeira xícara na primeira hora da manhã. Isso mesmo! O café melhora as enzimas que regulam a insulina e a glicose, porém, para o seu corpo aproveitar isso, ele não deve estar em jejum. 

Conheça outros benefícios do café: 

  • Possui antioxidantes naturais;
  • Repara o DNA;
  • Reduz o estresse;
  • Reduz o risco de câncer;
  • Ajuda no controle de diabetes;
  • Auxilia na memória e na disposição;
  • Consumido sem excessos, tem ação relaxante;

Ficou com vontade de um cafezinho? O Ponto dos Cafés pode ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.