Efeitos que o Aroma de Café proporciona para o emocional

O café faz parte da vida do brasileiro, é a segunda bebida mais consumida no país, ficando atrás apenas da água. Temos tanto orgulho do nosso café que, além de consumir em grande escala, somos o maior produtor do mundo. Hoje podemos dizer com satisfação que 40% de todo o café consumido mundialmente, é verde e amarelo.

São tantas variações que é impossível que nenhuma agrade o paladar. Tem café com leite, puro, doce, amargo, com chocolate, com canela, gelado,…e por aí vai. Para quem é um bom apreciador, sabe que parte do encanto pelo café está em todo o processo, desde o preparo. A experiência de passar a bebida, medir as proporções certas para a combinação perfeita, sentir o cheiro do pó e aquele perfume delicioso de café fresco que fica no ambiente.

É sobre o aroma de café que queremos conversar hoje no nosso blog. Você sabia que sentir o cheirinho desta bebida pode fazer bem para a sua saúde emocional? Pois é, o café não proporciona apenas efeitos físicos, como mais disposição e energia, ele também aquece o nosso coração e mantém a nossa mente saudável.

AROMA DE CAFÉ E DISPOSIÇÃO

Se você é daqueles que só de sentir o cheiro de café, já se sente mais disposto, saiba que isso não é meramente impressão sua. Apenas com o aroma, nosso cérebro já desperta e se torna mais alerta para realizar suas tarefas. Sendo o olfato um dos sentidos mais poderosos e sensíveis, é compreensivo que nosso cérebro responda aos cheiros que mais nos agradam, no caso do café, nos sentimos animados e cheios de energia.

GATILHOS POSITIVOS

Não é de hoje que a ciência estuda o poder dos aromas no nosso humor e bem-estar. Alguns cheiros específicos têm, inclusive, o poder de despertar memórias positivas e boas sensações, este é o caso do aroma de café. 

Como a bebida está normalmente associada a momentos de socialização ou relaxamento, por exemplo, encontrar amigos em uma cafeteria ou fazer uma pausa na rotina de trabalho, sentir o cheirinho de café pode nos deixar de bom humor. Este sentimento nasce das memórias afetivas que criamos com a bebida, fazendo com que o aroma de café seja um gatilho positivo para nós durante o dia.

TRANQUILIDADE

Epa! Como assim, tranquilidade?

Apesar do café ser normalmente associado aos estímulos que gera, o aroma pode nos despertar a sensação de tranquilidade e relaxamento. O bem-estar proporcionado pelo perfume da bebida, melhora o nosso humor e diminui os níveis de estresse. O mesmo efeito pode ser observado com bebês que sentem o cheiro da mãe e se tornam mais calmos quando são pegos no colo.

DEPRESSÃO, AQUI NÃO!

O olfato é processado na mesma área do cérebro em que registramos nossas memórias, podemos guardar até 10 mil aromas distintos, por isso, lembranças que são associadas aos cheiros, costumam ser mais vívidas na nossa mente e terem um efeito maior sobre nós. Desta forma, o aroma de café pode nos ajudar a enfrentar alguns sintomas da depressão, por exemplo, nos sentimos mais dispostos, menos estressados e até mais bem humorados.

É claro que apenas o cheiro da bebida não faz milagres sozinho, porém todos sabemos como é bom estar em um ambiente que nos sentimos acolhidos: o aroma de café tem este poder. Nos sentimos em casa e aconchegados pela ideia de ingerir uma bebida gostosa e quente. Estes sentimentos podem não mover montanhas, mas são os pequenos prazeres da vida que dão sentido aos nossos dias. 

Diante de todos estes pontos, quem já adorava a bebida, agora ganhou ainda mais motivos para não deixar de apreciá-la diariamente. Começar o dia com uma boa xícara de café é o mesmo que entrar em algum lugar com o pé direito, você já inicia o dia bem.

Além de todos os efeitos positivos que o aroma proporciona, ingerir a bebida com moderação, também, pode fazer bem a nossa saúde, prevenindo doenças e nos ajudando a enfrentar os desafios diários com mais disposição. Se você é do time que não fica sem o seu cafézinho, saiba que você está ingerindo doses de bem estar e permitindo que as pessoas ao seu redor, também, se sintam melhores, apenas com o aroma da bebida. 

Pegue sua xícara e aprecie um bom café!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.