Café e Dieta: qual a melhor combinação para perder peso?

xícara com café

É de conhecimento geral que o café ajuda a afastar o sono, já que sua composição tem efeitos estimulantes, mas você sabia que esta bebida também pode te ajudar a perder peso? Pois a cafeína acelera o metabolismo e tem efeitos diuréticos que colaboram para eliminar os quilinhos a mais.

No entanto, mais do que sair bebendo litros de café por conta, é importante entender os efeitos e a maneira correta de ingerir a bebida sem prejudicar a saúde. 

Confira neste artigo algumas informações importantes para a sua dieta.

QUEM NÃO PODE BEBER CAFÉ

Nem tudo o que reluz é ouro, já diz o ditado popular, por isso, além de focar nos benefícios do café é importante saber os limites deste tipo de dieta para a saúde. Por exemplo, cardiopatas, hipertensos, pacientes que fazem acompanhamento psicológico e pessoas com anemia não devem seguir esta dieta, pois a bebida impede a absorção de ferro no corpo. Além disso, os efeitos estimulantes da cafeína também podem causar aumento de pressão, taquicardia, ansiedade e nervosismo.

Outro cuidado que se deve ter é com a quantidade de café consumido. Em média, pessoas saudáveis podem ingerir até 400mg de café por dia, o equivalente a duas ou três xícaras. Porém você deve ficar atento a quantidade de cafeína presente na mistura. Conforme o tipo de café você pode acabar ingerindo dosagens mais altas ou mais baixas nas suas xícaras diárias. 

COMO CONSUMIR O CAFÉ

Existem diversas formas para incluir a bebida na sua dieta e ajudar na manutenção do peso, porém vale salientar que o tipo indicado é sempre o café preto sem açúcar ou adoçante. Portanto, não vale usar este artigo como desculpa para apreciar aquela dose extra de cappuccino. 

Como há inúmeras opções de treinos para os mais variados objetivos fitness, aqui vamos apresentar algumas das opções mais comuns. Vale salientar que antes de iniciar qualquer dieta, procure o acompanhamento de um profissional, para que você possa perder peso com saúde.

ANTES DAS REFEIÇÕES

Uma xícara pequena de café antes das refeições ajuda a diminuir a compulsão pela comida, dando a sensação de saciedade. Desta forma você consegue driblar a vontade de comer mais do que deve.


INGERIR CAFÉ ANTES DOS TREINOS

ingerir café antes do treino

Ingerir a bebida antes dos treinos também pode ter resultados positivos, já que o café estimula os músculos durante as atividades físicas prolongadas e o corpo passa a queimar gordura, ao invés dos açúcares encontrados nos carboidratos. 

Outros benefícios são a melhora na respiração, já que o café estimula a dilatação das vias respiratórias, e a diminuição da sensação de fadiga, te dando mais energia para cumprir a sua rotina de exercícios. 

JEJUM INTERMITENTE

Ingerir café não irá quebrar o ciclo do jejum intermitente, por isso, pode ser bebido normalmente durante o dia, além de diminuir a vontade de comer.

CAFÉ NO PÓS-TREINO

café no pós treino

Para quem pratica atividades físicas regularmente e está acostumado a lidar com as dores depois de uma sessão de treino puxada, o café pode se tornar um novo aliado. Seus componentes ajudam a transportar a glicose de maneira mais rápida para os músculos, o que ajuda no processo de recuperação muscular.

EVITE GRANDES QUANTIDADES DE CAFÉ

O café não é uma pílula mágica que pode ser consumido de forma desmedida. Seu efeito não será maior, se a quantidade de café ingerido for superior ao recomendável para um pessoa saudável, pelo contrário, ele começará a não ter efeito algum, devido a um fator chamado de: tolerância.

Leia também: descubra qual café combina mais com você

Quanto mais você consome café, mais seu corpo vai se acostumando aos efeitos que ele causa, ou seja, em pouco tempo você não será mais influenciado pelos benefícios que a bebida proporciona para a perda de peso. Por isso, e por conta de todos os outros alertas de saúde que já apresentamos neste artigo, você não deve ingerir doses exageradas de café e não é aconselhável usar este método por tempo indeterminado.

Para quem busca um corpo saudável, o melhor método é contar com o acompanhamento de um profissional que vai te indicar uma dieta balanceada de exercícios e alimentos. Lembre-se: cada pessoa é única e suas particularidades não devem ser ignoradas, fique atento aos sinais do seu corpo e não siga qualquer dieta sem levar em conta as suas especificidades físicas. Saúde em primeiro lugar!

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