Café em cápsula ou café em grão?

capsulas

 

Para facilitar nossa vida na extração de um bom café expresso, existem diversos  modelos automáticos e semi automáticos de cafeteiras. Entre as máquinas automáticas existem aquelas que aceitam pó de café, grãos, sachês ou ainda os modelos de cápsulas. Basta abastecê-la com água e café/cápsula e apertar um simples botão para obter a bebida.

As Máquinas de Café em Cápsula possuem diversificados tipos de bebidas incluindo cafés, chás, cappuccinos dentre outras. Sua capacidade de água geralmente é reduzida e algumas marcas fazem bastante ruído durante a extração do café. Existe hoje no mundo uma  preocupação ambiental com esse modelo de máquina, principalmente pela geração de resíduos provenientes do grande número de cápsulas descartadas. A reciclagem das cápsulas não é nada simples, por se tratar de um material plástico com alumínio.

Já os modelos de máquinas de café expresso que operam com Café Solúvel ou em Grão  possuem uma geração de resíduo é mínima e principalmente orgânica. A borra do café gerada, tem uma infinidade de aplicações, em algumas fazendas é armazenada em geladeiras e aplicada ao solo como fertilizante e diversos estudos avançam em busca do reaproveitamento da borra de café para ser utilizada como Biodiesel. Nos escritórios e residências a borra pode ser utilizada para fertilizar hortas e plantas ornamentais.

Além do sabor e aroma diferenciado de um bom café expresso de uma máquinas de café em grão, você pode desfrutar sua bebida com a consciência tranquila pois seu impacto ambiental é infinitamente menor que outros tipos de equipamentos de café automáticos.

Bons cafés!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.