Café para estimular a memória

Quem não gosta de um cafezinho? Saiba quais são os benefícios dessa bebida que não pode falta na mesa do brasileiro:

A cafeína mantém o indivíduo em alerta e com a capaciadade intelectual maior e mais constante

Essa ação acontece graças aos compostos fenólicos presentes na bebida. Embora a quantidade desses compostos possa variar de acordo com o tipo de processamento do grão (o verde apresenta maior quantidade que o torrado, por exemplo), ainda assim seu teor (que variam entre 3,5 g e 15,9 g, em um pacote de 1 kg) é superior ao encontrado nos sucos de uva (que vão de 0,27 g a 2,41 g, a cada litro).

Estimula a memória

Em doses moderadas, a cafeína mantém o indivíduo alerta, com capacidade intelectual maior e mais constante (o que favorece uma melhor associação de ideias e acelera reações a estímulos sensoriais). Mas atenção: a alta ingestão pode causar sinais de confusão mental, mau desempenho em tarefas intelectuais, ansiedade, nervosismo, tremores musculares, taquicardia e zumbido.

Consuma com moderação

A fama de que o café pode causar problemas gástricos deve-se à cafeína, muito presente no café e que, quando ingerida em excesso (mais de três ou quatro xícaras por dia), pode agravar problemas estomacais em pessoas que já tenham tendência à gastrite ou úlcera. Tal substância estimula a secreção de ácido e pepsina presentes no suco gástrico, podendo piorar ou acelerar a ocorrência de problemas no estômago. Mas, quando consumida com moderação, a bebida não oferece riscos.
É anti-inflamatório

Responsável pelos efeitos protetores é a cafeína, que pode reduzir o risco de ocorrências da doença de Parkinson ou até mesmo retardar sua evolução. Há outros indícios de que a substância ameniza dores de cabeça, devido à capacidade de contrair os vasos sanguíneos.

Fonte: RevistaSaúde.

Confira nossas máquinas do Ponto dos Cafés e opte por praticidade e qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.