Origem do Cappuccino

O que seria do mundo gastronômico sem os monges da Europa antiga? Se você pensar bem, não seria tão interessante. Eles foram responsáveis pela popularização das cervejas, produção de licores como o Chartreuse e aperfeiçoaram a arte de fazer vinhos. No café, eles também deixaram sua marca. Estou falando do nosso bom e velho cappuccino. Você sabe qual é a origem do nome cappuccino?

Para ser mais exata, foram os frades da uma determinada ordem franciscana que “batizaram” a bebida. Na receita clássica (1/3 de café espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de espuma de leite vaporizado) nada foi alterado. Já o nome pegou, pois há uma semelhança entre a cor do cappuccino e dos hábitos (uniforme) dos religiosos.

Há quem diz que a palavra cappuccino é um diminutivo da cappuccio, que em italiano significa capuz. De acordo com historiadores, esta é uma menção a uma determinada ordem de monges franciscanos, que foi fundada no início do século 16 e que receberam a alcunha: monges capuchinhos, ou “Cappuccini” em italiano. Mesmo sem achar registros oficiais, que falem sobre a verdadeira origem da palavra cappuccino, as versões acima já nos dão uma boa pista e matam parte de nossa curiosidade.

Com este toque divino, fica fácil entender porque o cappuccino é tão bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.